Thursday, May 13, 2010

Fado, Futebol e Fátima

Depois de em 2004, aquando da final da Liga dos Campeões, Pinto da Costa ter visitado o antigo Papa João Paulo II com aquela famosa escritora, a Carolina Salgado, eis que o mesmo acontece esta semana com a visita de Benfica, Sporting e Beleneneses a Bento XVI no Terreiro do Paço, e oferta, entre outras coisas, de uma camisola personalizada de cada clube de futebol.

Triste fado !!! Estou mesmo a imaginar o cenário: na Basílica de S. Pedro o Papa tem reservada uma sala de troféus com a camisola do Benfica juntamente com a promessa de voltarem a ser campeões daqui a 5 anos, a camisola do Sporting com a promessa de não voltarem a comunicar a contratação de mais nenhum treinador enquanto outro liderar ainda a equipa, e do Belenenenses com a promessa de que, se novamente pela Secretaria, ficar na I Liga pela 3ª vez, alguém terá que ser beatificado !

Ver vídeo:

Já agora deixo algumas questões no ar para quem quiser responder:
- Quanto custa aos cofres do estado a vinda do Papa a Portugal com todas as mordomias a que tem direito, incluíndo altares, segurança extrema, viagens, estadias e todos os gastos associados com a comitiva durante 4 dias ? Já ouvi falar em cerca de 37 M€ por dia... Para quem acaba de pedir mais um aperto do cinto aos portugueses para reduzirmos o défice em 2.100 M€...
- Jesus Cristo não era a imagem da simplicidade, da modéstia e da pobreza ? Porquê tanta opulência, tanto espectáculo e tanto materialismo na divulgação da fé cristã ?
- Diz-se que este Papa é muito culto do ponto de vista teológico, mas extremamente conservador relativamente às principais questões sociais do Séc. XXI. Para quando uma Igreja jovem, com ideias novas e adaptadas aos tempos actuais ?
- Que sentido faz oferecer camisolas de clubes de futebol ao Papa ???!!!

No comments: