Sunday, July 08, 2007

New Orleans antes do Katrina

Em Novembro de 2004, nove meses antes da catástrofe causada pelo furacão "Katrina", tive o privilégio de visitar, à borla, e na companhia da minha irmã, a belíssima e na altura ainda intacta cidade de New Orleans do estado de Louisiana, sul dos EUA (próxima do golfo do México).
A cidade do jazz, onde nasceu e viveu Louis Armstrong, essa lenda morta do trompete. Uma das cidades onde se come melhor nos EUA, visto ter muitas influências francesas e espanholas na sua cozinha, com a utilização de muitos ingredientes locais (denominada cozinha Creole e Cajun).
A cidade do Voodoo e do rio Mississipi.
Em baixo algumas das fotos tiradas na parte histórica da cidade.

Legendas:

1- Casas típicas do "French Quarter" ( foto tirada do famoso e sempre lotado: "Cafe du Monde")
2- Outra perspectiva das casas no interior do "French Quarter"
3- O famoso barco "Natchez", que víamos nas aventuras do Tom Sawyer, a atravessar o Mississipi
4- "Jackson Square"
5- Casas típicas de Algiers, localidade do outro lado do rio Mississipi, onde se encontram os armazéns onde se fabricam os carros alegóricos para o Carnaval de New Orleans, o denominado "Mardi Gras"
6- Aligator que habita os pântanos de New Orleans, visto no Aquarium da cidade
7- Uma das especialidades de New Orleans, ostras gratinadas, degustadas num restaurante típico de "Bourbon Street"
8- School Bus à porta do "French Market"

New Orleans - site oficial da cidade de New Orleans




























































4 comments:

Anonymous said...

Estava eu meia ensonada meia acordada quando os meus olhos se depararam com estas fotografias! Que nostalgia!! Provavelmente, grande parte dos detalhes desta viagem ficarão apenas retidos na nossa memória, já que o Katrina foi tudo menos misericordioso e praticamente não deixou pedra sobre pedra, sobretudo na Baixa desta bonita e sui generis cidade. Hoje apetecia-me saborear os deliciosos beignets no Cafe du Monde, percorrer as ruas do French Quarter, ir até ao mercado comprar umas T-shirts XXL (na América, sê americano!), falar com os locais, atravessar o Mississipi para Algiers no Natchez e visitar a fábrica dos carros alegóricos do Mardi Gras, aventurar-me nas lojas de artigos de voodoo... Aiiiiiiiiiii, quando voltamos?

Anonymous said...

... e o que te fez relembrar tudo isto, agora? That's the question! Há dias assim! E por falar de voodoo: foi de lá que trouxeste uma boneca preta atravessada por uma agulha? Ainda anda lá por casa, mas a única magiar que provocou foi uma picadela na mão quando procurava qualquer coisa no fundo de uma gaveta, há algumas semanas atrás.

Rui Martins said...

Que sorte... Mais nove meses... E as fotografias espelham bem o que a incúria do governo federal e local destruiu... Ainda que julgo que o Quartier Latin estivesse numa das raras zonas altas, não estava?

last frontier said...

Clavis, julgo que tudo ficou submerso, mas como não estive lá durante a catástrofe, não posso afirmar a 100%...