Wednesday, December 05, 2007

A Galpada

"O consórcio integrado pela Galp Energia anunciou esta semana uma nova descoberta de petróleo no Bloco 32 de águas ultra-profundas (mais precisamente a 1607m de profundidade) do "off-shore" de Angola, nomeadamente no poço de pesquisa designado por Alho-1.
Esta descoberta confirma a existência de petróleo de boa qualidade numa formação geológica de idade oligocénica, com um débito de 5400 barris diários.
O Bloco 32 vê assim o seu potencial confirmado com as anteriores 12 descobertas anunciadas entre 2003 e 2007, estando a decorrer estudos técnicos complementares para avaliar os resultados dos testes.
O consórcio que explora o Bloco 32 é constituído pela francesa Total (operadora, 30%), a norte-americana Marathon Oil (30%), a Sonangol (20%), a norte-americana Exxon (15%) e a Galp Energia (5%).
Em termos "off-shore", de Angola, a Galp também está presente nos Blocos 33, 14 e no 14K/A-IMI. " - in Público.

Eu pensava que havia falta de petróleo... e que por isso os preços não paravam de subir...
Vai ser desta vez que os preços dos combustíveis automóveis vão finalmente baixar significativamente ? Não me parece.
Ou, como o petróleo é de boa qualidade, vamos ter um outro sub-produto de luxo género GForce ? É possível que sim...
Os administradores e accionistas vão continuar a tirar fortes dividendos dos lucros fabulosos do negócio e os pobres contribuintes vão ter que um dia vender o carro para poder encher um depósito de gasóleo ? Já esteve mais longe de acontecer.
Nesse dia, e se não houver alternativas mais económicas, vamos passar a deslocar-nos mais vezes de transportes públicos movidos a gás natural e quem sabe de bicicleta para o trabalho, como já acontece nalguns países da Europa.
Eu já me ando a habituar aos domingos de manhã...

1 comment:

Cláudia said...

Pois é... o melhor é mesmo ires treinando aos fins-de-semana, assim não estranharás tanto quando for um exercício diário!!!