Thursday, August 20, 2009

Silly Season

I wonder why they call it silly season...shouldn't it be silly country ?

"Silly season" é uma expressão que remonta aos finais do séc. XIX e que fundamentalmente significa aquele período do ano a meio do Verão, em que a classe política está de férias da Assembleia da República, e que por falta de notícias de carácter político a comunicação social recria-se com histórias menos importantes e mais sensacionalistas com a intenção de obter mais vendas, ou de não as perder...
No entanto, é mais uma altura do ano em que a parvoíce está no seu auge, do que uma altura do ano em que ela apenas aparece...

É a pré-época futebolistica com o anúncio de 100 novos jogadores a serem contratados pelo Benfica quando na realidade vão ser só 35... Alguns deles a ganharem mais de 200 salários mínimos, mas que quando abrem a boca ou entra mosca ou sai merda... Jogadores que quando marcam um golo tiram a camisola para mostrarem as tatuagens e apanharem o segundo cartão amarelo... Nunca percebi qual o gozo de tirar a camisola quando se marca um golo... Estranho !

É o Marcelo a mergulhar no mar, o Soares a rebolar na areia, o Louçã a evangelizar no calçadão, o Portas a comprar umas peúgas na feira de Espinho, o Santana a tentar engatar a Joana Amaral Dias, o Sócrates a promover o Magalhães porta a porta e o Jerónimo a riscar a cassete do Carvalhas.

É o regresso dos emigrantes para verem a família e participarem nas festas populares da terriola. As vendas de música pop-pimba atingem o seu máximo com os novos êxitos do Toy, do Emanuel ou do Malhoa. As praias ficam cheias de "avec's" e de "auf wiedersehen´s" com as suas malas térmicas e garrafões de vinho martelado.

Mas o que seria a silly season sem as revistas cor de rosa e os seus "silly puppets" ou vulgo jet-set?
A Cinha a recolher os poios do seu cão da via pública, a Lili que fez mais um peeling facial, a Bibá que comeu uma Pitta Shoarma no Colombo, a Pituxa que se embrulhou com o Kapinha no Sasha Beach, o Castelo Branco que comprou o guarda-roupa do Michael Jackson...

Já não há mais paxorra ! Ainda falta muito para chegar o Outono ?

2 comments:

Unknown said...

Muito bom Sergio, gostei. E já agora, porquê é que o ambiente está mais ligeiro e "silly" nas férias e adensa-se depois delas, será que o mundo pára neste periodo ou será que muita da nossa "realidade" é inventada/manipulada pelos meios de comunicacão?!
Abraco (não tenho "c" de cedilha neste teclado)
/Paolo

Unknown said...

Ola brother.
Gostei do artigo, de uma forma geral, à excepção da parte dos emigreses e, uma vez que agora faço parte deste grupo vou-me "defender".
Certo é, que visitar a famelga, na dita "silly season", é uma das fortes razões para visitar o nosso lindo "pedaço de terra" à beira mar plantado. Quanto ao resto, as festas populares não são coisa do meu agrado,a não ser, que haja uma barraquinha onde se possa comer umas moelinhas ou uns caracolinhos acompanhados de um bom tintol, daquele que até pinta a tigela, ou da bela da super bock.
Já as praias, apesar de sentir falta daquele cheirinho a maresia, confesso que nunca fui adepto de passar horas a torrar ao sol. Para mim a época balnear passa mais pelas esplanadas, das 12 às 16, e então depois, pela fresquinha, apanhar um pouco de sol. Garrafões de vinho a martelo também não é comigo, só gosto de vinho de qualidade, e esse, só vem em garrafas de 0,75 e certamente a praia não é o melhor local para o saborear (é que depois de tanta cerveja na esplanada já estou um bocado "empenado"). Um grande abraço do teu irmão "emigrês".