Tuesday, December 26, 2006

As assistentes do Pai Natal e a rena



Ainda acreditas no Pai Natal ?

Eu não acreditava até ver este raro exemplar de um Santa Claus sapiens, a passar pelas brasas em cima de um telhado. O pobre coitado deve ter adormecido após a extenuante entrega dos presentes na freguesia de Canelas! Tal como um membro de uma qualquer corporação de bombeiros após várias directas seguidas a apagar os fogos, o Pai Natal também não aguentou a pressão e o árduo trabalho de correr todos os códigos postais de uma freguesia de V.N. de Gaia para satisfazer os pedidos de presentes da criançada. Não o quis acordar, mas aproveitei a oportunidade para registar este momento para que todos acreditem que realmente o Pai Natal existe, é humano como todos nós, veste de vermelho e aparentemente não cheira mal (o bacalhau que trazia no trenó ainda não estava demolhado).

Saturday, December 23, 2006

É para oferecer ?

O Natal está mais uma vez quase aí a chegar !
O tempo voa e nós, que ainda há pouco tempo eramos uns chavalos, inconscientes mas em bom estado de conservação, agora já apresentamos elevadas proeminências abdominais e vários cabelos brancos que as mulheres dos outros nos garantem que dão charme e que são sinal de maturidade, quando na verdade o que realmente pensam é que não tarda nada ficamos velhos caquéticos que nem os pais delas !!!
É uma época festiva em que a família se junta à volta do bacalhau e das rabanadas à espera que um novo Nosso Senhor nasça no Pikolin deitado e que faça novamente pelo menos um milagre da multiplicação do pão e já agora do bacalhau pois as postas que compraram este ano não chegam nem para fazer o farrapo velho !!!
Sem falsas ironias é realmente uma época que eu aprecio, não tanto pelo seu carácter religioso, mas pela reunião familiar daqueles que se dão bem todo o ano (porque aqueles que não se dão bem, nem no Natal se chegam a reunir para evitar hipocrisias...).
Agora o que realmente me faz bastante confusão, é a louca correria à compra dos presentes para oferecer na véspera do dia 25 de Dezembro. Os shoppings, já de si evitáveis durante qualquer fim de semana do ano, tornam-se insuportáveis nesta altura. E o consumismo é levado ao exagero. Nem a crise faz inverter ou reduzir a tendência gastadora e mesmo esbanjadora das pessoas. Eles são relógios suiços de mais de 5.000€, aneis de ouro cravejados a diamantes, PDAs com GPS, telemóveis de 3ª geração, miniaturas de perfumes da feira, almofadas com o emblema do Benfica (para eles se deitarem à espera do título), o livro da Carolina Salgado (no topo de vendas de qualquer livraria pelo seu valiosíssimo conteúdo literário), artigos do Noddy e do Ruca, enfim, presentes para todos os gostos e bolsas !
Uff, é cá um stress e uma limpeza de contas bancárias !
Mas o povo anda feliz e as crianças (que nunca tiveram tantos brinquedos como agora) ainda acreditam no Pai Natal. E isso é o mais importante !

Wednesday, December 20, 2006

O lado b da vida

"A psicologia é a ciência que estuda a mente, seja em seus processos internos (ou psíquicos), como sentimentos, pensamentos, razão, inconsciente, como nos processos externos, como o comportamento do ser humano e do animal." - in Wikipédia

Tanto ou mais interessante do que falar é saber ouvir. Observar e escutar. Analisar os movimentos das mãos, a coerência do discurso, a argumentação, a timidez, a segurança, o sentido de humor, o cinísmo, a arrogância, a sobranceria, o encolher de ombros, o desviar do olhar, o saber estar...
Descobrir com maior ou menor dificuldade o lado a da personalidade de um indivíduo, e imaginar como será o lado b, aquele que ele não transmite directamente, que tenta esconder, que provavelmente só os amigos mais próximos conhecem, ou nem mesmo esses.

Na Faculdade tinha um colega, aluno de 14 valores para cima, que via e conhecia todos os personagens da série de banda desenhada da altura (própria para miúdos da preparatória): o Dragon Ballz !!! Um outro, com a média acima dos 16 valores, que não abdicava de uma vida boémia e que raramente necessitava de ir às aulas para ter excelentes notas.
Um professor que supostamente teria uma leucemia em estado avançado, a dizer numa aula que tinha coragem e que deveria ser uma sensação fantástica o conduzir uma mota em contra-mão numa auto-estrada !!! Um outro docente, grande crânio a física, era visto por diversas vezes na discoteca Swing bem acompanhado, bem bebido e até más horas. Quando havia aulas no dia seguinte de manhã, as olheiras eram tão grandes que parecia que o homem tinha levado dois murros nos olhos. E que dizer de um outro que abria a porta de um grande anfiteatro, durante as aulas teóricas, pedindo a todos que fizessem barulho, batendo com os pés no chão, com o intuito de se fazerem ouvir nas salas adjacentes ?

E em relação ao mais incógnito comum dos mortais ? Nunca se cruzou na rua com alguém, e simplesmente pela forma de vestir, de falar, de se movimentar ou de reagir, conseguiu "traçar-lhe" um perfil sócio-económico-psicológico correspondente ?
Por exemplo, aquela estudante de medicina que à noite se transforma numa stripper de um bar de alterne, aquele homem de negócios sério e profissional que ao fim de semana se perde com bebidas brancas e jogo clandestino, a nossa vizinha do lado que esconde por trás daquele olhar angelical um chicote e umas algemas que usa e abusa nas noites tórridas de Inverno e aquele finguelinhas, de fato xadrez e gravata do Mickey, que aos domingos escala vertentes rochosas da Serra da Estrela e que lê religiosamente todos as pubicações da Paula Bobone, seguindo as suas lições de etiqueta à risca...