Saturday, December 23, 2006

É para oferecer ?

O Natal está mais uma vez quase aí a chegar !
O tempo voa e nós, que ainda há pouco tempo eramos uns chavalos, inconscientes mas em bom estado de conservação, agora já apresentamos elevadas proeminências abdominais e vários cabelos brancos que as mulheres dos outros nos garantem que dão charme e que são sinal de maturidade, quando na verdade o que realmente pensam é que não tarda nada ficamos velhos caquéticos que nem os pais delas !!!
É uma época festiva em que a família se junta à volta do bacalhau e das rabanadas à espera que um novo Nosso Senhor nasça no Pikolin deitado e que faça novamente pelo menos um milagre da multiplicação do pão e já agora do bacalhau pois as postas que compraram este ano não chegam nem para fazer o farrapo velho !!!
Sem falsas ironias é realmente uma época que eu aprecio, não tanto pelo seu carácter religioso, mas pela reunião familiar daqueles que se dão bem todo o ano (porque aqueles que não se dão bem, nem no Natal se chegam a reunir para evitar hipocrisias...).
Agora o que realmente me faz bastante confusão, é a louca correria à compra dos presentes para oferecer na véspera do dia 25 de Dezembro. Os shoppings, já de si evitáveis durante qualquer fim de semana do ano, tornam-se insuportáveis nesta altura. E o consumismo é levado ao exagero. Nem a crise faz inverter ou reduzir a tendência gastadora e mesmo esbanjadora das pessoas. Eles são relógios suiços de mais de 5.000€, aneis de ouro cravejados a diamantes, PDAs com GPS, telemóveis de 3ª geração, miniaturas de perfumes da feira, almofadas com o emblema do Benfica (para eles se deitarem à espera do título), o livro da Carolina Salgado (no topo de vendas de qualquer livraria pelo seu valiosíssimo conteúdo literário), artigos do Noddy e do Ruca, enfim, presentes para todos os gostos e bolsas !
Uff, é cá um stress e uma limpeza de contas bancárias !
Mas o povo anda feliz e as crianças (que nunca tiveram tantos brinquedos como agora) ainda acreditam no Pai Natal. E isso é o mais importante !

No comments: