Wednesday, October 24, 2007

Uma noite de Outono

22h45m. Temperatura amena. Um luar em quarto crescente. O céu parcialmente nublado. O vento a soprar em altitude, conduzindo as nuvens a Sul, despindo e vestindo a lua de tons cinzentos. O cheiro da terra, da chuva que caiu. As folhas de Outono a estalar ao meu andar. Plátano. Folhas em tons castanhos, amarelos e vermelhos formando um manto e acolchoando o chão húmido e irregular que pisava. Os meus sapatos rasos pareciam pantufas a deslocarem-se em alcatifa. Cães que ladram, uns mais perto outros mais longe, como numa orquestra sinfónica. A locomotiva que passa no apeadeiro, ecoando no silêncio da noite. O carro que derrapa ao fazer aquela curva mais apertada onde num passado recente alguém já se despistara de mota. O chiar dos pneus no paralelo. No prédio em frente a luz projectada de dentro de meia dúzia de janelas indicia actividade. A esposa na cozinha ainda a lavar a louça do jantar, o filho adolescente no escritório a navegar na internet, a jovem solteira a vestir o pijama e a preparar a roupa para o dia seguinte, a avozinha a pôr a dentadura de molho na casa de banho, o marido a ler o jornal no sofá, a discussão acesa entre o casal de meia idade... Vidas diferentes, rituais semelhantes. Aos poucos as projecções vão desaparecendo e o prédio perde forma. O orvalho começa a cair baixando de repente a temperatura. Os cães param de ladrar. As nuvens cada vez mais cinzentas encobrem totalmente o luar. Impera o silêncio, apenas quebrado pelo estalar das folhas ao meu andar.

5 comments:

Beau Lotus 涟 said...

You didn't take this picture, did you?

It's beautiful and gives such a nice image of autumn ;-)

When in reality the leaves change colour and fall down EVERYWHERE and you have to spend hours sweeping them up.

Then it starts to rain rain and rain.

last frontier said...

No, unfortunately not this one. But it could be...

P Soares da Silva said...

O caso dos sapatos estarem rasos, tem uma explicação, que é o desgaste.
O que tem acontecido nessa curva é simples, desde que afixaram o outdoor da TVTel com a Soraia Chaves, deu no que deu.....
Se os vizinhos tiverem conhecimento deste blog, vão ficar zangados. Especialmente a ..."jovem solteira"... que veste o pijama!
(Ou talvez não.... ;) )

Anonymous said...

Gostei do pormenor da avozinha a pôr a dentadura de molho! :-)))

Anonymous said...

xiii...não tens vergonha! agora que a noite caiu e o silêncio se instalou, não tens vergonha de acordar o pessoal com o barulho que o teu andar vai provocar nas folhas caídas no chão?! tss tss já não se pode dormir numa noite de Outono :o)
Ah! se por acaso vires o Outono por aí, diz-lhe que pode voltar, está perdoado :o)