Wednesday, November 07, 2007

Ecoparque Sensorial de Pia do Urso

No dia 3 de Novembro, a cerca de 10Km de Fátima assistimos a um verdadeiro milagre. Não, não foi a suposta visão dos pastorinhos, mas sim a reabilitação de uma pequena aldeia, quase desaparecida do mapa. A aldeia de Pia do Urso.
Com investimentos públicos e privados transformou-se uma aldeia de apenas 7 habitantes, votada ao isolamento e ao esquecimento, num ecoparque sensorial. Reabilitaram-se as casas, substituiu-se o alcatrão e a terra batida por pedra e madeira e criou-se um parque sensorial.
O parque sensorial é constituído por um percurso pedestre que percorre as 26 pias que existem no local, e que constituem diferentes estruturas do parque: estação do planetário, do ciclo da água, do jurássico, da alegoria, lúdica, da Pia do Urso, Pia do Amor e músical. Muito particular atenção foi dada aos cegos quer com instruções em Braille quer mesmo pela própria construção do pavimento. Deixo-vos um cheirinho do local através destas poucas imagens. As pias e o ecoparque sensorial ficam para vocês próprios descobrirem in loco (eles inventam cada desculpa quando não tiram fotografias de jeito dos locais...).



3 comments:

Anonymous said...

A pia era aonde o urso se lavava? E cadê o urso? Se calhar fugiu com o Piglet e o Tigre :o)

Beau Lotus 涟 said...

The ecopark and houses look really great! Wow wow wow

last frontier said...

Uma das pias, segundo o que os antigos contam, servia de bebedouro para um urso ibérico que por aqueles lados passou há cerca de provavelmente 500 anos. Ora se há 90 anos apareceu a Nossa Senhora aos pastorinhos porque não poderia aparecer um urso ? A diferença é que em homenagem à Nossa Senhora construiu-se um Santuário enquanto que em relação ao urso fez-se um Ecoparque (mas apenas uns valentes anos depois de ele ter aparecido)...