Wednesday, March 15, 2006

Um pobre desgraçado mas feliz

Eles falam falam mas não sabem o que custa carregar com baldes de areia e assentar tijolos sobre o sol escaldante ou a chuva diluviana !
Trabalho das oito da matina às seis e um quarto da tarde na obra do TGB (ou será TGV carago ?), com três quartos de hora para morfar uns rojões na marmita preparados pela minha Joaquina (que deus lhe pague, pois com o que eu ganho só pago o vício do tabaco, os bagacinhos no tasco do ti Manel e aquelas t-shirts caviadas com o símbolo dos xutos e pontapés que compro na feira da ciganada !).
Das sete da tarde às onze da noite ainda vou fazer uns biscates de trolha, pichelaria, pintura, carpintaria e outras coisas que tal, a casa duns fregueses que me dão umas sandes de queijo e duas minis para ajudar a esquecer que a minha Joaquina já está embrulhada com o meu vizinho do R/C traseiras (coitado, o homem faleceu-lhe a mulher nem à quinze dias...). Chego a casa mais morto que vivo, e felizmente a minha Joaquina também está exausta, pois já não aguentaria com mais 90Kg em cima (já chegam os baldes de areia e cimento para me darem cabo da ciática...).
O que realmente me chateia é não ter visto o jogo de futebol que deu às oito e trinta na Sport TV pirateada. Mas também hoje jogavam os morcões dos mouros do benfica por isso não devo ter perdido grande coisa !
Não me conformo. Sempre me dediquei de corpo e alma à minha profissão. Assento tijolo como se de legos se tratassem, pinto tão bem ou melhor que a Paula Rego, uso as cores de uma forma criativa como o Tomás Taveira, uso a madeira com a mesma genialidade que o Cargaleiro usa a pedra, enfim sou um ignorante, iletrado, descanudado, mas mesmo assim predestinado da construção civil. Porque é que não ganho aquilo que mereço ? Porque é que não tenho o reconhecimento público do meu suado trabalho ?
O desgraçado do Zé Tintol que não faz a ponta de um chifre jogou uma vez no Euro Milhões e saiu-lhe uma pipa de massa (o que dá para trocar por várias pipas de vinho). A minha cunhada Mariana Trocatintas dá umas por fora, três ou quatro horas por dia e ainda lhe sobra o fim de semana para passear no Guincho, almoçar marisco, ir ao disco e fugir ao fisco (as putas agora também pagam impostos !). O Manel dos Anzois plantou umas batatas no seu quintal de 10m2 e ao espetar a sachola para arrancar os tubérculos pescou um baú com moedas de ouro, do tempo dos piratas. Filho da puta, é preciso ter sorte !
Mas enfim, eles falam falam mas eu é que sou um artista. Posso ser mal pago, ter azar ao amor, e pouca sorte à fortuna, mas tenho gosto no que faço e acho que o faço bem. Tudo o resto, o camandro e tal, que se lixe !

1 comment:

Anonymous said...

vida de cão! espirito de rei! é o que é preciso para conseguir viver com o minimo de sofrimento....

abraço Ricardo